logo-Blog MAri Calegari
V- Mitologia Grega – Poseidon e Hades

V- Mitologia Grega – Poseidon e Hades

Tempo de leitura 4 min.

Oi Gente

Quero continuar a falar da mitologia grega e dos filhos de Zeus, mas antes achei interessante neste post falar dos dois irmãos de Zeus que foram muito importantes e que esse nome, principalmente o Poisedon, com certeza você já ouvir falar em algum lugar.  Então vamos ver um pouco de cada um deles, depois voltamos para a família de Zeus ….

Os três deuses importantes da mitologia grega – filhos de Chronus e Rhea – Zeus o deus dos deuses, do céu e do trovão, Poseidon, deus dos mares e dos lagos e Hades, deus do submundo, da morte.

Como já disse aqui no blog gente, o meu objetivo é falar de uma forma simples sobre os deuses da mitologia grega, para aqueles que tem interesse e ter uma ideia do que eram os mesmos. Dai para frente, se você se interessar pela história de algum deles vale a pena seguir pesquisando. Eu curto muito esse assunto, até porque de certa forma, foi daqui que partiu muita coisa em nossa sociedade e histórias essas que ainda podemos perceber se repetindo em nosso meio.

Poseidon statue. Poseidon ist der Gott der Meere, Sein Reich die Ozeane, Meere und Fluesse durchquerte er mit einem goldenen Wagen immer umgeben von Delphinen. Seine Waffe war der Dreizack der ueberall gefuerchtet war.:

Poseidon-deus dos mares e dos lagos

Poseidon em romano era o deus Netuno. Considerado então o deus do mar, terremotos e do cavalos. A poseidon então nessa versão da criação foi dada toda a água, tanto as doces quanto as salgadas.

Assim que Poseidon foi vomitado pelo seu pai Chronos, se reuniu alegremente com sua amada mãe Rhea, que o abraçou em prantos. Os deuses precisam agora lugar contra os titãs. Assim Poseidon provou ser um guerreiro muito perigoso e feroz e que contribuiu para a queda final de Chronos e seus seguidores Titanic. Os deuses vencendo depois dessa batalha final, os tres irmãos Poseidon, Zeus e Hades subiram ao Monte Olimpo. Durante essa batalha final Zeus usou seu parafuso Master para cortar fora o topo do Monte Othyrys e tirar enfim Kronos do seu trono.

Então, logo após a divisão do mundo entre os três irmãos eles ficaram conhecidos como Os 3 grandes deuses do Olimpo, sendo Zeus (como já falei dele aqui no Blog o deus dos deuses, pois foi reconhecido como superior ao seus irmãos.

Poseidon casou-se com Amphitrite e com esta teve tres filhos, um deles chamado Triton. Igual a seu irmão Zeus, Poseidon também teve várias mulheres e muitos filhos, sendo os mais famosos filhos de Poseidon os semideuses Teseu e Bellerophon.

Athena era filho de Zeus que saiu de sua cabeça e era representado como um passáro.  Poseidon e Athena tinham muita rivalidade pois queriam ser o padroeiro da cidade Attica, como era chamada a cidade de Atenas na época. O povo da cidade pediu para que os dois deuses para que cada um criasse um presente para a cidade e assim escolheriam qual deles seria o padroeiro de da cidade. Athena deu a cidade uma oliveira e Poisedon fez uma mola de água salgada e cavalos criados. No inicio o povo gostou mais do presente de Poseidon até que, quando provam a água e perceberam que era salgada e que não podiam beber, acabaram escolhendo o presente de Athena porque das oliveiras eles poderiam se alimentar delas e poderiam fazer oleos ainda. Assim foi que batizaram a cidade com o nome de Atenas e o simbolo da cidade passou a ser uma coruja com um ramo de oliveira e ainda construíram o Parthenon, em sua honra.

Poseidon e Athena sempre estavam se provocando, mas algumas vezes também se juntavam as forças para o bem dos gregos e trabalhavam juntos. Assim eles foram responsáveis pela invenção do carro, que combinou suas criações, onde Athena veio com a forma do carro e poseidon com os cavalos para puxá-lo. Na guerra de Tróia, os dois estavam juntos em defesa dos gregos.

i

Poseidon era muito forte fisicamente e é mencionado como capaz de submergir ilhas inteiras e arremessar montanhas em seus inimigos. Como senhor do mar, tem controle absoluto sobre a água, somente o Titan Oceanus se rivaliza com o poder de Poseidon. Tsunamis e maremotos podem ser desencadeados por ele.

Assim era Poseidon e tem na mitologia muitas histórias interessante sobre ele.

HADES:

Hades é o irmão mais velho de Zeus e o deus do submundo, o deus dos mortos das riquezas subterrâneas. É marido e tio ao mesmo tempo de Perséfone.

Hades – deus dos mortos, do submundo

Hades passou grande tempo de sua infância no estomago de seu pai Chronos, o Titan chamado de canibal,  (já falei sobre isso nos posts anteriores).   Ele, junto com Zeus e outros deuses aceitou e chegaram a um consenso unânime de guerra contra seu pai Chronos. Os titãs estavam muito armados e os novos deuses não estavam tão preparados assim. Aqui entra o deus Hades e topa ajudar a libertar Cyclopes Elder e os tios Hekatonkheire que estavam no Tártaro primeiro (já falei sobre o tártaro também gente). Como ele era o deus do submundo para ele seria facil se aventurar até o reino escuro e mais terrível do universo e assim, algum tempo depois retornando da gerra no tártaro, Hades e seus irmãos declararam guerra contra Chronos e os outros Titãs.

Foram 11 anos da terrível luta Titanomachy. Nesse tempo os deuses conseguiram superar as vantagens dos Titãs. Hades provou ser um guerreiro muito perigoso e feroz e todos tinham medo dele devido a sua Helm (capa) aterrorizante.

Hades foi apaixonado loucamente por Coré, filha de Deméter. Pediu a Demeter sua mão e a mãe a Deméter recusou, pois Coré a ajudava muito nos campos e não queria ficar sem sua filha. Assim um dia Coré estava correndo e viu um narciso (uma flor solitária na beira do lago). Foi Zeus que havia posto ali de propósito para que quando Coré fosse olhá-la a mesma caisse no submundo e assim Hades poderia sair de lá dentro de um carro. Coré foi para as profundezas dos Infernos. Com seu rapto e subsequente violação, Coré, que significa “virgem”, passou a se chamar Perséfone (vocês se lembram da Perséfone da novela da globo? desse personagem? é daqui que eles tiraram a historia da virgem ).

 

Deméter sai loucamente a procura de sua filha e amaldiçoou a terra e a pedido de Zeus, Hades concorda em devolver Perséfone que agora é sua esposa. Antes da devolução, Hades a faz comer um bago de romã, pois quem comesse dessa fruta nos infernos sempre retornaria para lá. Plutão (nome do Hades Romano) e Perséfone assim ficariam quatro meses juntos do ano nas profundezas junto dom Hades. Assim esses quatro meses, o outono, que a terra passa por dormência.

Durante os outros meses Perséfone ficava com sua mãe no alto do Olimpo. Assim Perséfone simboliza na mitologia grega uma divindade agrícola e uma deusa das trevas, guardiã dos segredos e mistérios do inferno.

Era isso por hoje gente.

Até a próxima Mitologia Grega.

Obrigada pela visita. Você sempre é bem vindo(a) por aqui.

 

Referencia:

https://www.algosobre.com.br/mitologia/persefone.html

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email