logo-Blog MAri Calegari
Castelo Berlepsch da idade medieval na Alemanha

Castelo Berlepsch da idade medieval na Alemanha

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Hoje o post é sobre esse fantástico castelo medieval que fica próximo a cidade de Witzenhausen, onde tivemos a oportunidade de conhecer e participar de um jantar no estilo medieval, como se voltássemos no tempo. É sobre essa visita e um pouco da história desse castelo que se trata esse post de hoje.

 

Bem confesso a você que não sou muito adepta dessas caminhadas, trilhas. Apesar de achar hiper legal quem curte,  não é bem minha praia. Mas essa experiência acabei participando de uma caminhada morro acima. Então, o Castelo fica bem no alto de um lugar com uma vista maravilhosa.  Na verdade os castelos, já visitei alguns, sempre estão em lugares com vistas lindas pois já eram construídos dos assim para que pudessem proteger das incríveis disputas de território das épocas em que eram construídos.

Como ao final desse passeio nós fomos convidados para participar de um jantar típico da época medieval, tínhamos que entrar nesse clima e voltar no tempo desde a chegada no castelo. Mas os carros e ônibus chegam até próximo ao castelo, quando forem visitar. Olha que graça esse cavalo,  na caminhada mata adentro avistamos ele pela trilha que passamos.

 

Aqui já estávamos próximos ao castelo, mas ainda tinha mais subida pela frente.

Era um final de tarde e embora pareça que não estava tão frio, estava muiiito frio, mas a caminhada (que eu não adoro fazer) fez com que pudesse tirar o casaco, porque é uma caminhada como disse antes, morro acima.

Mas por outro lado, a caminhada vale a pena pois você vai aproveitando para ver os pontos de parada que vai te dando a oportunidade de curtir o visual da região.

O Castelo Berlepsch fica próximo a divisa da Baixa Saxonia, e sudoeste do Friedlander parte do Distrito de Göttingen em Werra-Meissner, outro distrito da Alemanha.

A família Berlepsch já possuia bens na Werra-Meissner. Ele foi construído mais ou menos em 1368-1369, século XIV, na idade medieval. Assim, esse nosso passeio quiz contar um pouco dessa história e como era a rotina desse castelo.

No ano de 1400 esse castelo foi destruído, sendo reconstruído em 1469. O castelo foi cercado com paredes fortes e suas torres foram reconstruídas.

 

Esse era o traje que era usado pelas mulheres que frequentavam o Castelo. Como ele fica bem no alto, e no finalzinho da tarde começou a gelar o local. Estava bem frio esse dia. Aqui ela está contando como era a rotina do castelo, como eram castigados os empregados que não respondiam as regras que deviam ser seguidas no castelo.

Dentro do Castelo tem um museu que conta toda a história do castelo, com muitas peças de mobiliários  e principalmente vestuário da época. Era proibido fotografar dentro do Museu, então só indo lá gente, para saber o que se tem para ver.

Mas podia pelo menos tirar essas fotos que trouxe aqui para você ter uma ideia do tipo de vestimentas que utilizavam e como era os guerreiros da época. Fico pensando, como esses trajes eram pesados. Tudo bem que tinham também a função de proteção, mas só para poder usar essas vestimentas o guerreiro já tinha que ter um bom preparo físico.

 

O jantar foi oferecido desde alimentação da época, como o cenário foi todo da idade média, foi uma experiência incrível. Para se ter uma ideia o copo mais parecia uma cuia de chimarrão, voce tinha que tomar todo o vinho ou a água de uma vez, para deixar o copo deitado, ou ficar segurando ele na mão. Foi feita uma apresentação, encenação com um ator com uma dessas vestimentas, tudo muito interessante.

Em 14 de agosto de 1801 o castelo foi visitado por Johann Wolfgang von Goethe, considerado a maior personalidade da literatura alemã.
Outra curiosidade também desse Castelo é que o famoso pedagogo e ativista político Friedrich Ludwig Jahn, alemão, residiu nesse castelo em 1809.
Nessa região da Alemanha tem muitas cidades pequenas e históricas que vale a pena a visita.

 

Essa foto é do site que está em referência.
Desde 18 de agosto de 2011, o Castelo tem sinalização turística, oferece dois restaurantes (Berlepscher, Schlosstaverne) e passeios pelo castelo com pequenas exposições do inventário da família de Berlepsh.
Era isso por hoje.
Obrigada pela visita.   Volte sempre.
Um abraço.
Referência:
http://www.wikiwand.com/de/Schloss_Berlepsch#/Tourismus

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email