logo-Blog MAri Calegari

1964 – Que ano foi esse?

Tempo de leitura 7 min.

Oi gente

Vamos então para quem está me acompanhando nessa viagem do tempo, falar desse ano de 1964. Quais eram as principais manchetes. Você pode ter certeza, seja qual idade que você tem é muito interessante você saber da história, do que acontecia ao seu redor enquanto você crescia, ou mesmo saber em que épocas seus pais ou avós viveram e vivenciaram. E se você nasceu nesse ano, saiba o que andava acontecendo nesse mundo onde você acabava de chegar.

 

Essa foto aqui, para quem é brasileiro, acredito que é a foto que mais fala desse ano de 1964, onde ocorreu o golpe militar em nosso país.

As vezes, você escuta uma música e nem imagina o por quê ela te cai tão bem aos ouvidos, principalmente quando você escuta uma música que foi regravada e acha que está ouvindo pela primeira vez. Então gente, pode ser que essa determinada música faz sim parte da sua história e você nunca soube a respeito, mas ela estava ali tocando na sua casa, na sua tia, ou em algum lugar que você frequentava quando era bebê, nos seus primeiros anos de vida. Comece a observar e vá atras de sua história, saberá bem o que estou falando pra você…

O mundo em 1964

Nelson Mandela esteve preso de 1962 a 1990 por lutar pelos direitos dos negros em seu país.

Nelson Mandela (Nelson Rolihlahla Mandela – 1918-2013- advogado, líder rebelde e presidente da Africa do Sul de 1994, a 1999) declarou em 1964 a seguinte frase “Estou preparado para morrer” discurso que fez durante o Julgamento de Rivonia, antes que ele e outros 7 ativistas anti-apartheid(“o termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direitos a voto,detinha todo o poder político e econômico no país, enquanto a imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legistação separatista”), são condenados à prisão perpétua Robben Island na África do Sul.

 

O Vaticano condena a pílula contraceptiva oral feminina e o latim é abolido como língua oficial da liturgia católica romana.

leaning tower of pisa 1964

A Itália pede ajuda para manter a torre inclinada de Pisa para que a mesma não tombe. Após 25 anos de discussões e 10 anos de trabalho removendo 38 metros quadrados de terra do lado, foi finalmente declarada estável em 2001 por mais 300 anos.

addams family 1964

Na televisão a família Adans fazia sucesso.

bonanza

Bonanza, foi o primeiro filme a ser exibido colorido na Tv americana e se tornou o mais assistido durante quatro anos.

Gente, como eu gostava de assistir esse programa na TV. Aqui no Brasil a televisão começava a entrar no ar somente no final da tarde.

Você se lembra do Daniel Boone?  Era uma série de ação e aventura da televisão interpretada por Fess Parker um americano como Daniel Boone, que foi ao ar a partir de 24 de setembro de 1964 a 10 de setembro de 1970.

Na música

A cantora, Interprete e atriz Italiana que fazia muito sucesso desde 1962, Rita Pavone, natural de Turin-Piemonte.

Nesse ano em janeiro de 1964, a canção I Want To hold Your Hand, explodiu nos Estados Unidos. Com essa música a banda conseguiu dominar as paradas de sucesso da Europa e América ao mesmo tempo. Os quatro garotos de Liverpool: John Lennon, Paul McCartney,  George Harrison e Hingo Starr, viraram Beatlemania, chegando até aqui no Brasil.

No cinema

Atrizes que levaram o oscar nesse ano: 

Esse famoso filme norte americano do genero fantasia, de 1964, de Walt Disney foi lancado no Brasil e m 11 de setembro de 1964.  “Conseguiu 13 indicações ao Oscar, levando a melhor em cindo delas: Melhor Atraiz (Julie Andrews), melhores Efeitos Especiais, melhor edição, melhor trilha sonora original e melhor cancão original”.

Um filme dirigido por Robert Stevenson e com roteiro baseado nos livros de mesmo nome de P. L. Travers.

http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2014/02/12/50-curiosidades-dos-50-anos-de-mary-poppins/

Bancroft in 1964

Anne Bancroft no filme “The Pumpkin Eater”

Sophia Loren no filme “Marriage Italian Style”

Debbie Reynolds no filme “The Unsinkable Molly Brown”

Atriz Kim Stanley no filme “Seance on a Wet Afternoon”.

Atores que ganharam Oscar em 1964:

Description de cette image, également commentée ci-après

 

Rex Harrison no filme My Fair Lady

 

Elisabeth Taylor and Richard Burton, New-York, 1964

Richard Burton – No filme Becket – Essa foto em New York em 1964 com Elizabeth Taylor

 

Peter O´Toole (a direita) também levou o Oscar no mesmo filme “Becket”

Anthony Quinn no filme “Zorba, o Grego”

Peter Sellers em “Dr. Strangelove”


 

 

 

 

 

Notícias no Brasil

“Em março de 1964, Jango anunciou vários decretos. Entre eles, a nacionalização das refinarias particulares de petróleo e a desapropriação das propriedades com mais de 100 hectares para fins de reforma agrária. O programa de reformas de Jango incluía ainda, uma reforma eleitoral, concedendo o direito a voto aos analfabetos; reforma universitária, aumentando o número de vagas nas universidades públicas; reforma bancária; reforma urbana, etc. Entretanto, o presidente não teve tempo para realizar seu programa. Um golpe militar derrubou Jango em 1 de abril de 1964.”

Resultado de imagem para 1964 golpe militar

O governo passou então a ser comandado pelas forças armadas, implantou um regime ditatorial. Esse governo durou 21 anos. A ditatura entre tantas outros episódios tristes da nossa história, restringiu o direito do voto, a participação popular e todos os movimentos de oposição foram reprimidos com violência.

O projeto desenvolvimentista foi colocado em prática na economia do país. Projeto esse com resultados muito contraditórios. O país entrou em uma fase de crescimento econômico, com o aumento da industrialização, sem que a classe trabalhadora se beneficiasse desses resultados.

Militares se movimento em frente ao Ministério do Exército no dia 2 de abril de 1964 no Rio de Janeiro

Essa foto é do dia 02 de abril no Rio de Janeiro. Mas o interessante que até hoje ainda há uma discussão sobre a data do golpe de 64. Porque alguns atribuem ao dia 31/03/64, mas outros dizem que foi realmente deposto João Goulart no dia 1º de abril, como havia colocado acima. Por se tratar de um dia considerado o dia da mentira aqui no Brasil, e para que a data não viesse a virar uma piada, a maioria dos historiadores a colocaram como 31 de março. Mas estava lendo no site abaixo, sobre essa questão, e achei interessante.

Segundo o historiador da PUC-SP, Luiz Antonio Dias: “A melhor data para marcar o golpe é o dia 1º de abril, antes disso o presidente João Goulart ainda estava no poder”.

De acordo com o professor da Unicamp, Caio Navarro “O governo Goulart que, nos últimos dias de março de 1964, contava com elevada simpatia junto à opinião Pública, ruiu como um castelo de areia. As classes populares e trabalhadoras estiveram ausentes das manifestações e passeatas que, em algumas capitais do pais, pediam a destituição de Goulart. Embora não se opusessem ao governo, os setores populares e os trabalhadores nada fizeram para evitar a derrubada do governo. As forças políticas que afirmavam representar esses setores nenhuma ação significativa desenvolveram para impedir o golpe que há muito tempo se anunciava no horizonte político. O golpe de 64, bem sabemos, não foi um raio em céu azul …”.

Presidente João Goulart, em algum momento durante o seu governo, transmite, temporariamente, o cargo de presidente para Ranieri Mazzili, presidente da Câmara dos Deputados (s/d).

Seguindo a constituição de 1946, João Goulart deixa o governo e assume o presidente da câmara em 1964, Ranieri Mazzilli, embora o comando mesmo do país estava na mão dos militares.

Brasil 1964 Revista Querida Nº 239 Editora Rge

Uma das capas de revista feminina que circulava pelo país.

Moda

Sears 1964 vintage fashion style color photo print ad models magazine sheath dress wiggle blue white black shoes hat 60s day office elegant:

Vogue 1964 - Maravilhoso !!!:

Carro:

Gordini era novidade o lançamento aqui no Brasil do modelo 1093, que era o mais esportivo. Eu me lembro do Gordini, pois tinha um tio que tinha um desses.

 

Esse era o tal do DKV-1964

As músicas mais tocadas no Brasil nesse ano:

1964

1 Datemi Un Martello – Rita Pavone
2 I Want To Hold Your Hand – Beatles
3 Rua Augusta – Ronnie Cord
4 O Ritmo da Chuva – Demetrius
5 Please Please Me – Beatles
6 She Loves You – Beatles
7 Dominique – Giane
8 Parei na Contramão – Roberto Carlos
9 Can’t Buy Me Love – Beatles
10 Que Queres Tu de Mim – Altemar Dutra
11 Doce Amargura – Moacyr Franco
12 Bigorrilho – Jorge Veiga
13 Deixa Isso Pra Lá – Jair Rodrigues
14 Acorrentados – Agnaldo Rayol
15 Love Me Do – Beatles
16 É Proibido Fumar – Roberto Carlos
17 Hello, Dolly! – Louis Armstrong
18 Twist And Shout – Beatles
19 Una Lacrima Sul Viso – Bobby Solo
20 Love Me With All Your Heart – Ray Charles Singers
21 El Relicário – The Clevers
22 Everybody Loves Somebody – Dean Martin
23 Mulher Governanta – Silvinho
24 Tudo de Mim – Altemar Dutra
25 Escrivi Me – Rita Pavone
26 The Girl From Ipanema – Stan Getz & Astrud Gilberto
27 Do You Want To Know A Secret – Beatles
28 Sabe Deus – Carlos Alberto
29 Dominique – Souer Sourire
30 Pombinha Branca – Silvana
31 O Divórcio – Oslaim Galvão
32 Rancho da Praça XI – Dalva de Oliveira
33 Igual a Ti Não Há Ninguém – Rosemary
34 A Carta – Waldik Soriano
35 Beijo Gelado – José Augusto
36 Sul Cucuzzolo – Rita Pavone
37 O Menino das Laranjas – Elis Regina
38 America – Trini Lopez
39 Bicho do Mato – Jorge Ben
40 Olhando Para o Céu – Trio Esperança
41 De Joelhos – Carlos Alberto
42 Louie Louie – The Kingsmen
43 Cabeleira do Zezé – Jorge Goulart
44 Ai de Mim – Golden Boys
45 Leda – Adilson Ramos
46 Forget Him – Bobby Rydell
47 You Don’t Own Me – Lesley Gore
48 If I Had A Hammer – Trini Lopez
49 Queria – Carlos José
50 La Bamba – Trini Lopez
51 Lado a Lado – Carlos Alberto
52 Canto o Fado – Olivinha Carvalho
53 Nanã – Wilson Simonal
54 Diz Que Fui Por Aí – Nara Leão
55 Andorinha – Hebe Camargo
56 Meu Bem – Agnaldo Rayol
57 O Calhambeque – Roberto Carlos
58 Inútil Paisagem – Tenório Jr.
59 Paz do Meu Amor – Hebe Camargo
60 Tristeza de Nós Dois – Claudette Soares
61 The Hully Gully – Chubby Checker
62 There! I’ve Said It Again – Bobby Vinton
63 Deep Purple – Nino Tempo & April Stevens
64 Luz Negra – Nara Leão
65 Deixa Pra Mim a Culpa – Agnaldo Rayol
66 Ó, Meu Senhor – Wilson Miranda
67 Esse Mundo é Meu – Sergio Ricardo
68 Capela do Amor – Wanderléa
69 A Perereca da Vizinha – Dercy Gonçalves
70 Quero Me Casar Contigo – Roberto Carlos
71 O Sol Nascerá – Nara Leão
72 Bossa Nova Baby – Elvis Presley
73 Diz Que Fui Por Aí – Elizeth Cardoso
74 Serenata da Chuva – Altemar Dutra
75 Berimbau – Quarteto em Cy
76 Somente Uma Saudade – José Ricardo
77 Consolação – Wilson Simonal
78 Me Apeguei Com Meu Santinho – Wanderléa
79 O Passo do Elefantinho – Trio Esperança
80 Telefone – Os Cariocas
81 Exército do Surf – Wanderléa
82 O Relógio (El Reloj) – Adilson Ramos
83 Vou Morrer de Tanto Rir – Silvinho
84 Um Leão Está Solto nas Ruas – Roberto Carlos
85 Maria Elena – Los Indios Tabajaras
86 Canção da Serra – José Ricardo
87 Ansiedade – Carlos Alberto
88 Esta Noche Pago Yo – Lucho Gatica
89 My Boy Lollipop – Millie Small 
90 Uma Lágrima no Rosto – Tony Campello
91 Java – Al Hirt
92 Se Eu Morresse Amanhã – Waldik Soriano
93 Abraza-me – Bienvenido Granda
94 Juca do Brás – Leila Silva
95 Sugar Shack – Jimmy Gilmer & The Fireballs
96 If I Had A Hammer – Prini Lorenz
97 Meu Broto Só Pensa em Estudar – Albert Pavão
98 Mas Que Nada – Jorge Ben
99 Palavras, Só Palavras – Martha Mendonça
100 Obsessão – Sergio Odilon

 

Enfim gente é só para se ter uma ideia do que acontecia no ano de 1964, ano em que completei 3 anos, e segundo alguns especialistas em neurologia, as nossas lembranças verdadeiras acontecem somente a partir dos 3 ano a 4 anos de idade. (essa informação escutei em sala de aula, não pesquisei a respeito).

Era mais ou menos isso, por hoje.

Obrigada pela visita.

Um abraço.

 

 

Referencia:

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/ditadura-militar-1964-1985-breve-historia-do-regime-militar.htm

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882004000100002

https://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Boone_(TV_series)

http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2014/02/12/50-curiosidades-dos-50-anos-de-mary-poppins/

http://museumcar.blogspot.com.br/2012/02/gordini-1964.html

http://www.mofolandia.com.br/mofolandia_nova/musica_tophits_64.htm

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email