logo-Blog MAri Calegari

1963 – Você já havia nascido?

Tempo de leitura 4 min.

Oi gente

Hoje é a vez de postar aqui os acontecimento do ano de 1963. Na realidade estou pesquisando aos poucos sobre esses anos que se passaram durante a minha vida e também pode servir para você, pelo menos a partir da data do seu nascimento. Se quiser aproveitar essa viagem no tempo comigo…

1963

Esse ano de 1963 foi um ano bem tumultuado não somente aqui no Brasil, onde os militares sitiaram Brasilia no DF por exemplo, mas em todo mundo de modo geral os assuntos não eram lá tão dos melhores.

Alguns fatos que foram notícias durante o ano.

Internacional

 

Nos Estados Unidos, em um desfile no dia 22 de novembro (dia do meu niver de 2 anos), John Kennedy é assassinado.

 

 

 

Elvis Presley: December 17, 1963

Mais de 150 pessoas se juntaram no gabinete do Prefeito para ver nas mãos de Elvis Presley mais de 55.000 dólares em doações para 58 instituições de caridades em Menphis, em 07 de dezembro de 1963 para as festividades de Natal.

Em Bali, o vulcão de  Monte Agung no dia 17 de março de 1963 entrou em erupção, devastando várias aldeias e matando em torno de 1500 pessoas.

 

No Japão os aparelhos de tv portáteis já se faziam presentes em grande escala e os japoneses e telespectadores os levavam por onde fossem.

martin luther king

Martin Luther King Jr foi considerado o homem do ano. Mais de 250.000 pessoas ouviram seu discurso famoso: Eu tenho um sonho….

Prêmios Nobel desse ano

Física – Eugene Paul Wigner, Maria Goeppert – Mayer, J. Hans D. Jensen

Quimica – Karl Ziegler, Giulio Natta

Mediciana – John Carew Eccles, Alan Lloyd Hodgkin e Andrew Fieldin Huxley

Literatura – Giorgos Sfereis

Paz – Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Liga das Sociedades da Cruz Vermelha

 Música do ano Internacional – Maravilhosa

 

 

Esse vídeo mostra o dueto de Tony Bennett com Judy Garland.

 

No cinema – filmes com Oscar

Filmes:  Tom Jones, Cleopatra, America, America, Lilies of the Field, How the West Was Won.

Melhores  Atores: Sidney Poitier

Foi o primeiro Afro-americano, masculino, a ganhar um Oscar, no filme Lilies of de Field.

tom jones

Albert Finney no Filme: Tom Jones

Imagem relacionada

Richard Harris no filme This Sporting Life

 

Rex Harrison no papel de Julius Caesar no filme Cleópatra

Paul Newman no filme “Hud”

Melhores Atrizes

 

Patrícia Neal no filme “Hud”.

Leslie Caron – no filme “The L-Shaped Room”.

Shirley MacLaine no filme “Irma La Douce”.

Rachel Roberts no filme “This Sporting Life”.

Natalie Wood no filme “Love with the Proper Stranger”.

E gente como descendente de italiana e por amar tanto as músicas italianas, nesse ano também fez muito sucesso essa música que é uma oração para mim.

 

É uma das músicas italianas que consigo cantar de tanto que gosto.  Olha a letra que linda. Fez muito sucesso também no ano de 1963. O video não é da época mas achei bem legal pois está com a letra em italiano e a tradução e é uma música fácil de aprender, para quem curte a língua.

 

Cantor Canadense que começou muito cedo na adolescencia, incentivado pelos pais e se despontou já alguns anos atras com uma música Diana feita para sua babá.

Faleceu (câncer no estômago) em junho de 1963, não chegando a encerrar o Concílio, pelo qual tanto havia se empenhado. A morte do "Bom Pastor" foi sentida até no mundo não-católico. http://www.anosdourados.blog.br/search/label/FATOS%20-%20PERSONALIDADES:

Nacional

E aqui no Brasil, já no início do ano, acontecia o plebiscito o qual levou milhares de pessoas a votar para a escolha da forma como governar o país. E o povo brasileiro disse não ao parlamentarismo “um sistema de governo em que o poder legislativo (parlamento) oferece a sustentação política (apoio direto ou indireto) para o poder executivo. Logo, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também para governar. No parlamentarismo, o poder executivo é,geralmente, exercido por um primeiro-ministro (chanceler).” Era presidente na época João Goulart,  conhecido por Jango.

Kike da Bola: DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA A homenageada de hoje é gaúcha Maria Teresa Goulart. Nestas fotos, clicadas por Gil Pinheiro e Alberto Ferera, para a revista "Fatos & Fotos", que circulou com data de 7 de setembro de 1963, a esposa do então presidente (da república) João Goulart, o Jango, considerada a mais linda primeira-dama do mundo. Para estass fotos, Maria Teresa usou um modeo preparado por Dener, o mais badalado costuteiro nacional daquele momento.:

Foto publicada em um jornal a  mulher de João Goulart – Maria Tereza Goulart, gaucha. Essas fotos foram publicadas em 7 de setembro de 1963 revista “Fatos & Fotos”. Foi considerada na época a primeira dama mais linda do mundo e o modelo de roupa que está usando foi obra de Denner, o mais famoso costureiro da época no Brasil.

 

 

Norma Bengell – 1935 – 1913 – Foi uma atriz, cineasta, cantora, compositora brasileira. Foi considerada uma das musas do cinema e teatro brasileiro nas décadas de 50-60-70. Gravou 64 filmes, e alguns deles na Europa.

 

Ieda Maria Vargas é miss Brasil e se torna miss Universo nesse ano.

Chevrolet Brasil 1963, acomodava 19 pessoas, aqui restaurada. Levaram 6 anos para sua restauração.

No cinema com direção de Nelson Pereira dos Santos, o filme Vidas Secas, ganhando o festival de Cannes empatado com os Guarda-chuvas do amor.

 

 

Na música, nesse ano de 1963, muitos sucessos foram gravados. A famosa música Garota de Ipanema é gravada pela primeira vez nesse ano, na voz de Pery Ribeiro.

 

Música A Garota de Ipanema

Bolinha de Sabão

Achei no Youtube essas músicas que fizeram sucessos no ano de 1963. É bem engraçado, quando penso que tinha apenas 2 anos e ao ouvir essas músicas como elas me soam bem aos meus ouvidos. Isso só faz eu acreditar mais ainda, que realmente somos seres constituídos pela linguagem.

Nessa época se ouvia muito radio nas casas e com certeza, como bebê, estava ali por perto da minha mãe escutando essas preciosidades.

Enfim, aqui estão alguns fatos e fotos desse ano de 1963, talvez o ano em que você nasceu. Caso queira ver os de 1961 O que acontecia no ano de 1961? Ano do meu nascimento e que continua até hoje, vocês adivinham? … e também o de 1962  1962 – 10 melhores manchetes do Brasil e do Exterior, pois estou realizando essa pesquisa dos fatos e fotos importantes desde meu nascimento em 1961, pois acredito que o que somos hoje, também, tem a ver com os fatos sociais que giravam em torno da nossa constituição como sujeitos.

 

Voltei aqui para deixar um link do youtube, onde fiz um video sobre esse ano também, que pode complementar esse. ok?

Se gostou desse conteúdo, veja abaixo os anos de 1961 e 1962 abaixo:

 Então era isso por hoje gente.

Você é sempre bem vindo (a) por aqui.

Um abraço.

 

 

Referencias:

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/parlamentarismo.htm

As fotos aqui estão disponíveis na web, caso não aceitem a publicação é só entrar em contato.

2 respostas

    1. Olá Gesiel

      Seja bem vindo por aqui. É muito interessante acompanhar alguns fatos não somente do ano em que você tenha nascido, mas também os anos seguintes, principalmente aqueles da sua primeira infância, quando você estava sendo constituído como sujeito e que nem sempre estão em suas lembranças, apesar de mesmo estando no seu esquecimento, o fato é de que estavam lá na sua memória e fazem parte da sua vida.
      Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email