logo-Blog MAri Calegari
História das Cadeiras (II) – Da idade média ao século XIX

História das Cadeiras (II) – Da idade média ao século XIX

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

O post de hoje é continuação História das Cadeiras. Hoje trouxe para você alguns modelos e estilos da idade média até o século XIX. No Post anterior havíamos parado nas cadeiras de estilo gótico. Só para lembrar é esse tipo de cadeira que é pontiaguda, pois esse estilo predominava uma direção para o alto, para o céu. Foi a época das construções das grandes catedrais na Europa.  A grande referencia nesse estilo é a Catedral de Notre Dame, em Paris, na França.

 

Caso você não tenha visto o primeiro post:  https://blogdamaricalegari.com.br/2015/10/14/historia-das-cadeiras-i-da-invencao-ate-idade-media/

Entramos então no período do Renascimento período aplicado na Europa entre 1300-1650. Esse período sugere um renascer da cultura greco-romana. Ocorreram muito progresso em todas as áreas do conhecimento nessa época, como nas artes, ciências, literatura, superando o momento clássico. Este período estava atento para a racionalidade e dignidade do ser humano.

As cadeiras no estilo renascentista

cadeira de criança:

Cadeira desse período renascentista, observem os braços e o trapézio como apoio as pernas da cadeira.

 

cadeira:

Os móveis nesse período seguiam a tendência das construções arquitetônicas. As casas começavam a ser chamadas de residência.

cadeira:

 

Entre a transição de estilos até chegar no Barroco no início do século XVI a entrada do século XVIII, alguns estilos foram acontecendo nas artes, na arquitetura e também nos móveis. É nesse período que surgem as cadeiras estilos Luís (rei da França) – Estilo Luís XIV, no reinado que foi de 1643 a 1715. Foi nesse período que o Rei conhecido como rei “sol” iniciou a construção do Palácio de Versalhes. Quando Luís XIV assumiu a França já estava com problemas financeiros e esse rei financiava muito as artes e o luxo nessa época. Em 1715 morre Luiz XIV e o período de transição é chamado de período Regência.

Cadeiras do Período Regência –

as Famosas cadeiras Luis estilo Luis XIV que até hoje são utilizadas em forma de réplicas.

 

 

Louis XIV Carved Giltwood Side Chair, circa 1710.:

Estilo Luis XV

Esse famoso estilo que ainda hoje é muito utilizado na decoração de interior foi “o mais original de todos os estilos de arte francesa, que rejeitou influências e tradições de fora, criando um estilo mais essencialmente francês, livre da inspiração clássica greco-romana”.

Bérgere Luis XV

 

 

 

Replicas que são comercializadas atualmente.

 

Esplanação sobre estilo de cadeiras Luiz XV:

“A madeira usada era o mogno, cerejeira ou ameixeira, folheadas ou não com madeira mais fina, pau-cetim ou jacarandá. No ornamento, machetaria, incrustações e aplicações com motivos florais, chineses, pastorais e de concha. Também o mobiliário pintado se tornou popular e um vernis usado pelos irmãos Martin (Vernis Martin) substituiu a laca chinesa. Surgiram móveis elegantes como a “bergère”, a “chaise-longu”, “Chiffonnière”, “table de nuit”, etc.

Cadeiras Estilo Luis XVI (1744-1796) conhecido como período Neoclássico

 

 

 

 

Chic French Country Tapestry Louis XVI Settee Sofa

 

Esse estilo apresenta duas características diferentes da anterior, dentro do espírito rococó dando os primeiros passos para o neoclassicismo.  A rainh Maria Antonieta, com suas encomendas para Petit Trianon, se torna uma das maiores influencias nesse estilo. Junto a ela a Madame de Pompadour que já gostava do estilo Luis XV .

Estilo Diretório

 

O estilo diretório foi logo após o período de Luís XVI. Foi a partir de 1795, após a monarquia.

“A Revolução Francesa tinha começado em 1789 (com a Queda da Bastilha) e o monarca, o Rei Luis XVI, fora substituído por um Diretório, comitê que governou entre 1795 e 1799. Esse período representou uma aproximação com o neoclassicismo, recorrendo igualmente a motivos revolucionários. Em suas últimas propostas incorporou elementos do estilo império”.

E assim as cadeiras foram seguindo a história e todos os países foram criando cada vez mais modelos durante o século XIX. Veja alguns exemplares como exemplo e seus criadores:

 

Side Chair

Criada em 1815 por John Finlay

 

Armchair

Esse modelo já do século XIX 1828, foi criada por um alemão de nome Karl Friedrich Schinkel.

Side Chair

Essa cadeira de 1857 criada por  por Alexander Jackson Davis nos Estados Unidos

Side chair

Criada por Christopher Dresser, Glasgow, Scotland em 1834.

 

 

Museu de Artes Decorativas

Foto do museu das artes decorativas que fica ao lado do Louvre em Paris.

Era isso por hoje gente. No próximo post continuaremos com a história da cadeira até os nossos dias.

Um abraço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências:

 

http://www.areliquia.com.br/artigos%20anteriores/34historiaa.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_Lu%C3%ADs_XVI

http://www.raulmendessilva.com.br/brasilarte/mobile/internacional/diretorio.html

2 respostas

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email