logo-Blog MAri Calegari
Como e quando surgiu a Psicologia?

Como e quando surgiu a Psicologia?

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Gosto muito de história e para entender um pouco do que temos hoje é fundamental voltar no tempo para saber como e quando tudo começou. Se você gosta desse tema, vou contar um pouquinho sobre o início de tudo isso…

Resultado de imagem para william wundt

 A psicologia na realidade surgiu como um estudo independente e, no início, ela era basicamente experimental, era uma junção das ideias da filosofia e da fisiologia. Ela surge no final do século XIX, na Alemanha e Wilhelm Wundt é considerado em grande parte o fundador, devido ter ele criado o primeiro laboratório de psicologia no ano de 1879, na Universidade de Leipzig, na Alemanha.

Era uma época em que a física estava tendo grandes descobertas e experimentos e ai então surge também os questionamentos sobre entender: “Se o mundo físico podia ser compreendido sendo desmembrado em elementos, a mente ou o mundo mental não poderia ser estudado do mesmo modo?”

A psicologia então começou em um dia de dezembro em 1879, em uma pequena sala no terceiro andar de um edifício gasto na Universidade Alemã de Leipzig. Lá, dois jovens estavam ajudando, o austero professor de meia idade, Wilhelm Wundt a criar um aparato experimental.

Sua máquina media o intervalo de tempo entre a audição das pessoas quando uma bola batia em uma plataforma e elas deveriam  pressionar uma tecla de telégrafo.  Mais tarde, os investigadores compararam este resultado em relação ao tempo necessário para tarefas ligeiramente mais complexas. Curiosamente as pessoas responderam em cerca de um décimo de segundo quando solicitado a pressionar a tecla, assim que o som ocorresse e,  em cerca de dois décimos de segundo, quando solicitado a pressionar a tecla, assim que eles estivessem cientes de perceber o som. Wundt estava buscando medir “átomos da mente” – o mais rápido e mais simples processos mentais.

Assim começou o que muitos consideram o primeiro experimento de psicologia, lançando o primeiro laboratório de psicologia, composto por Wundt e os primeiros alunos de graduação.

Mas quem era esse Wundt?

Era médico, filósofo e psicólogo alemão, que viveu de 1832 a 1920, foi educado na Universidade de Tubingen University (1851) e University of Heiderlber (M.D. 1856). Era considerado o pai da Psicologia Experimental e fundador da psicologia moderna.

O método de introspecção de Wundt não continuou a ser uma ferramenta fundamental da experimentação psicológica após o início dos anos 20. Sua maior contribuição foi mostrar que a psicologia poderia ser uma ciência experimental válida. Sua influência na promoção da Psicologia como ciência era enorme.

Apesar de deficiência visual, Wundt, estima-se, publicou 53.000 páginas, o suficiente para abastecer uma biblioteca completa.

Fiz por aqui outros posts que possa ser de seu interesse. Fique a vontade para visitá-los.

Psiquiatra x Psicólogo x Psicanalista

Como e quando surgiu a psicanálise?

Era isso gente por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

Referência:

Shultz e Shultz – Teorias da Personalidade, 2011.

http://www.intelltheory.com/wundt.shtml (tradução minha).

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email