Pintor Americano Thomas Moran – Pintou as maravilhosas paisagens no início do século XX

Oi Gente

Adoro o colorido dessas pinturas de Thomas Moran. Quando paro para pensar em que época que ele  pintou essas paisagens fico mais admirada ainda. Vim aqui dividir isso com você hoje sobre esse artista nascido na Inglaterra e foi imigrante para os Estados Unidos…

Resultado de imagem para thomas moran

 

Resultado de imagem para thomas moran

Thomas Moran viveu entre 1837 a 1926, nasceu na Inglaterra e foi um imigrante nos Estados Unidos. Ele e sua família se estabeleceram em Nova York onde Moran procurou trabalho como artista.

Como era um ilustrador talentoso e colorista requintado, Moran foi logo contratado como ilustrador.  Até o final de 1860, ele havia sido nomeado ilustrador chefe de uma revista famosa americana o que o fez logo mais a conseguir a posição que lhe permitiria acesso a um futuro próspero como um dos pintores principais das paisagens americanas.

Como resultado das poderosas imagens criadas a partir de suas viagens com o que agora são conhecidos como “Os Grandes Surveys” – Yellowstone, Grand Canyon, Yosemite Valley, e a montanha de Santa Cruz em Colorado, Moran iria ganhar o apelido de “Pai do sistema do parque nacional” por causa da tremenda influência que suas pinturas teve no surgimento do turismo ocidental

 

Resultado de imagem para thomas moran

 

Stephen Tyng Mather, um diretor da Park Service em 1920, disse sobre Moran após a sua morte que ele “mais do que qualquer outro artista nos fez conhecer o Great West…”. Ele fez os americanos verem as belezas de sua herança nacional e provar ao cidadão simples “Que ele não tem que deixar suas margens nativas para olhar em algo mais maravilhoso, se é possível ver o que está próximo com tantas maravilhas”.

Norte do Arizona

 

 

 

 

Era isso por hoje gente.

Não sei se você curte arte como eu, mas adoro o colorido das telas desse artista e pensar que foi bem no inicio do século XX.

 

 

Um abraço.