7 seres importantes da mitologia grega

Oi Gente

Quando voltamos na história antiga, na Grécia Antiga mais especificamente, observamos que não existiam as condições que temos hoje para transmitir o conhecimento, nem mesmo a escrita ainda estava presente.

7 seres importantes da Mitologia Grega

Assim o conhecimento era passado através da fala e das histórias que se contavam um para o outro. A oralidade era o instrumento utilizado para preservar e transmitir uma cultura. Desse modo, foram surgindo os mitos e as lendas.

Muitas vezes histórias cheias de simbolismos foram criadas as quais, até hoje, nos permitem utilizá-las para entender sobre o movimento da natureza e do próprio ser humano. Hoje trouxe aqui para você alguns desses seres da mitologia grega que são referenciados até os dias de hoje….

  1. As ninfas e o Sátiro

As ninfas eram seres femininos que nunca envelheciam e que habitavam bosques e campos trazendo felicidade e alegria e Sátiro era uma figura com corpo de homem, chifre e patas de bode que era um ser da natureza que viviam com as ninfas. Eles eram considerados deuses menor da natureza e embora eles fossem vistos como divinos, não eram imortais. Os sátiros da antiga Grécia equivalem ao fauno da mitologia romana.

2. Os centauros

Os centauros, com metade do corpo humano e outro de cavalo, eram vistos como seres animalescos divididos entre uma natureza humana e outra animal. Alguns centauros eram tidos como sábios e heróis. Os centauros teriam nascido do estupro de uma ninfa Néfile por Ixion, impio rei dos lápidas, considerado o povo inventores da equitação.

3. Sereias

Com seu corpo metade mulher e metade peixe, atraia os marinheiros com seus cantos. Elas habitavam os rochedos na ilha de capri. Existem muitos mitos envolvendo as sereias na Grécia Antiga, entre eles um que elas seriam mulheres que ofenderam a Deusa afrodite (a deusa da beleza e do amor) e como castigo foram viver em uma ilha isolada.

4. Górgonas

Resultado de imagem para górgonas

As górgonas tinham  sobre a cabeça serpentes, no lugar dos cabelos, elas eram três e consideradas monstros, sendo que a mais famosa entre elas era a Medusa, as outras duas eram Euríale e Esteno. Elas tinham o poder de transformar em pedra qualquer pessoa que olhasse diretamente para seus olhos.

5. Quimera

É um monstro da mitologia grega com a cabeça de leão, apresenta uma cobra como cauda e uma cabeça de  dragão que cuspia fogo. Esse monstro aparecia geralmente nas catastrofes.

6. Minotauro

Era uma criatura meio homem e meio touro, tinha o corpo de homem com a cabeça de animal, era um monstro cretense que havia nascido da união de um homem e um animal.

Caso você queira saber mais sobre cada um deles, achei muito legal esse portal dos mitos no endereço abaixo.

Era isso por hoje

Um abraço.

Referencia:

http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/03/centauros.html