logo-Blog MAri Calegari

Gruyère – Suíça- o castelo e o queijo

Tempo de leitura 2 min.

Oi gente

Hoje vim postar aqui um pouco dessa pequena cidade medieval no pé dos alpes suíços.  Você já deve ter ouvido falar, experimentado, saboreado o queijo Gruyère.  É aqui que o verdadeiro Gruyère suiço é fabricado. A cidade não oferece somente o queijo delicioso mas tem para gente também um castelo e 3 museus para conhecer.

Estive em Gruyère nesse ano de 2015 e quero compartilhar com você a minha experiência por lá…

 

IMG_0995

IMG_1035

 

Alguns lugares que a gente tem o prazer e a oportunidade de conhecer que faz alguma marca em nossas memórias. Gruyère é uma cidadezinha medieval que faz isso com a gente. Ela é bem pequena, aquela cidade que você faz uma boa caminhada e consegue captar o jeitinho  dela. Tem menos de 2000 habitantes, fica bem no pré-alpes suíços, em uma área de 28 km quadrados.

IMG_1025Você caminha pela cidade rodeada dessas montanhas, por qualquer espaço que você possa olhar lá estão os alpes te acompanhando a sua visita. É uma cidadezinha que parece que te abraça, as casas com flores nas janelas como a convidar para circular por uma cidade tranquila, fazendo com que a gente se sinta voltando no tempo.

IMG_1006   As casas em Gruyère tem assim algo que lembra receptividade, algo de aconchego e capricho, bem como muita  limpeza. Bem limpeza é algo que a gente percebe em todo o país.

IMG_1031

A cidade oferece também para você passear e conhecer o castelo que foi construído entre 1270 e 1282 que foi de propriedade dos condes de Gruyère, passou nas mãos de outros proprietários e somente em 1938 voltou para as mãos do Cantão de Friburgo que o transformou em museu para visita ao público.

Desde 1993 ele é conservado por uma fundação que garante a sua conservação, bem como os cuidados com o acervo de artes do mesmo.

IMG_1002Atualmente o castelo é muito procurado por turistas e como ele fica bem no alto da colina, você tem vistas maravilhosas de toda a região. Como algumas fotos que tirei por lá.

IMG_1015

Gruyère é uma cidade típica rural e sua economia além do seu queijo famoso se faz com produtos da região.

IMG_1027

Há também  3 museus na cidade para retratar um pouco da história da região, e um dele muito visitado é do famoso é o do artista suíço H. R. Giger, foi ele quem criou o designer original da criatura Alien o oitavo passageiro.

IMG_1021

 

IMG_1029

 

IMG_1016

Ultimamente a cidade está retomando a tradição das rendas clássicas que são feitas manualmente.

Quanto ao queijo Gruyères  ele tem sido feito nos alpes desde os tempos bem antigos. “A lenda diz que desde 161 d.C. o Imperador Antonin o Pio morreu de indigestão depois de comer muito queijo da região de Gruyère. Talvez enquanto queijo suíço Gruyère é considerado o mais famoso, já o Gruyère de Comte do outro lado dos Alpes, na França, é igualmente atraente e sedutor. Em 2001 o queijo Gruyère ganhou o prêmio AOC – Appellation d origine contrôlée´, que regula os métodos de produção do queiro Gruyère.

O queijo Gruyère é um queijo de leite cru noz, frutado, com um período mínimo de cinco meses. É um ingrediente necessário para fazer a receita clássica do fondue de queijo.

Encontrei esse vídeo no Youtube que mostra um pouco sobre a fabricação do queijo e também da região. Embora não está em nossa língua, as fotos já dão para ter uma ideia, como ele é produzido.

 

 

Gente

Era isso por hoje.

Um abraço.

 

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email