logo-Blog MAri Calegari

Sabe quem foi Laura Ashley?

Tempo de leitura 4 min.

Oi Gente

Resultado de imagem para Laura Ashley biografia

Laura Ashley é um ícone na decoração de interiores e um exemplo de mulher  empreendedora. Ela fez história através da criação de suas estampas e toda a sua produção na moda, expandindo para móveis, tecidos de decoração, acessórios, etc.  A sua história de sucesso é muito interessante e, mesmo após a sua morte, a sua marca continua forte, servindo de influência e inspiração para muitos profissionais talentosos até hoje. Saiba um pouco sobre ela por aqui…

Laura Ashley (Laura Ashley Ltd )

Laura Ashley nasceu em uma pequena cidade, filha de uma geração de mineiros, no País de Gales e logo pequena foi com sua família morar no subúrbio de Londres. Nasceu em 1926 e teve sua morte precoce aos 60 anos, na casa de sua filha ao cair de uma escada.  Como uma simples mulher conseguiu construir um império? 

Ashley passou os primeiros anos de sua infância no país de Gales, país esse que foi o grande inspirador para suas criações. Ela residia em uma casa próxima a estação de trem.  Passado alguns anos, ainda criança, foi para Londres onde residiu no subúrbio Londrino, onde aprimorou seus estudos, como era o costume de todas as garotas de sua época.

Em 1948 ela se casou com um corretor de imóveis e se tornou uma dona de casa convencional e mãe dedicada, como era próprio da cultura.

[ image: Laura Ashley made a Welsh railway cottage her HQ]

Foi em um pequeno apartamento, precisamente  no porão desse apartamento, que Laura Ashley iniciou seu ensaio com as suas estampas, criando variedades dela. Tudo começou em sua mesa da cozinha, onde iniciou seus primeiros rabiscos, inspirada pelas lembranças de seu país de Gales.

Laura fazia tapetes, jogos de cozinha e guardanapos e  os vendiam para as lojas locais. Seu marido cansado do tédio dos escritórios resolveu implementar os negócios da mulher e iniciaram uma pequena fábrica, onde Ashley  inspirada nos quilts galês e com uma visão romantizada dos mesmos, aproveitavam para colocar em suas criações de estampas essas lembranças com enfoques rurais.

A moda nos anos 60 e 70, inspirados no otimismo do  pós-guerra e do romantismo do século XIX foi bem retratado por ela “A designer inglesa Laura Ashley é quem melhor representa este período de escapismo, de encontro com a natureza. Os florais estampados em puro algodão deram vida aos vestidos campestres resgatando a inspiração e conforto de um tempo distante da ebulição desenvolvimentista”. (http://www.nasentrelinhas.com.br/noticias/modalidades/522/laura-ashley-a-heroina-romantica/).

[ image: Housewives turned cuffs and collars for extra money]

No início se compararmos com as costuras sob medida da época e estilo de vida, comparadas as roupas Laura Ashley de hoje, os originais eram no mínimo anti-fashion.

Inicialmente sua coleção era projetada para serem usadas pelas donas de casa, produzidas/costuradas pelas próprias mulheres em suas casas.  Seu marido Bernard Ashley  com uma visão empresarial, resolveu investir no negócio da mulher e foi ele quem sempre esteve por trás dos negócios.

As fábricas foram criadas na parte rural de Wales (país de Gales) e, em meados da década de 70, vestidos de Gales estavam sendo vendidos em toda a Europa. Lojas foram abertas em Paris, Genebra e Bruxelas.

Foi um sucesso inesperado. O próprio Bernard, seu marido dizia que não entendia o que era aquilo: “As roupas permanecerá sempre um mistério”, disse certa vez. “Foi incrível quando Laura tinha o mundo inteiro vestida como empregadas domésticas. Quero dizer, como ela fez isso eu não sei”.

[ image: The success of her clothes peaked in the 1970s]

Na realidade Ashley queria inicialmente que as mulheres tivessem seus vestidos confortáveis para usarem dentro de casa, inspirados aos modelos rurais.

“A seleção de 70 peças de estilo country romântico está no Museu da Moda de Bath, localizado a 200 quilômetros a Oeste de Londres. (…) os visitantes poderão conferir os vestidos que transportam às sagas das heroínas inglesas que habitam obras literárias. (… ) as mangas estruturadas e volumosas e as saias em camadas de tecidos franzidos narram uma certa inocência pastoril. Remontam às típicas campanhas de marketing da época onde modelos de bochechas exageradamente rosadas colhiam flores nos campos”. (http://www.nasentrelinhas.com.br/noticias/modalidades/522/laura-ashley-a-heroina-romantica).

Segundo seu biógrafo, ela queria que esse ar rural fosse trazido para a vida cotidiana e queria algo que as mulheres no lar, cuidando de suas crianças pudessem sentir confortáveis.

O seu sucesso na década de 1970 provou ser a fundação inabalável. Ashley em 1981, expandiu seus negócios para os móveis de casa e toda a linha de cama e mesa, com tecidos criados por ela, com as estampas florais mais diversificadas que fazem sucesso até os nossos dias. Na década de 80 tinha 5000 pontos de venda em todo o mundo de seus produtos.

Laura Ashley, após o tombo da escada, foi levada ao hospital e colocada em uma máquina de sobre vida durante 9 dias. Nessa época a empresa sob o comando de sua família empregava 4000 funcionários e estava a beira de nova expansão.

A criação de suas estampas se deu pelo fato dela não encontrar tecidos na sua época que pudesse lhe agradar. Depois de muitas pesquisas como estampar tecidos iniciou em seu pequeno apartamento a criação dos mesmos em pequenos quadrados. Começaram vendendo as suas estampas em forma de echarpes e pequenas peças como toalhas pequenas.

Adoro as cores das estampas que se utilizam até hoje em decoração principalmente, inclusive papel de parede. Veja algumas fotos do que estou falando.

Hydrangea Floral fabric from Laura Ashley | Country fabrics | PHOTO GALLERY | Country Homes & Interiors | Housetohome.co.uk

Estampa Laura Ashley

Resultado de imagem para ambientes laura ashley

Alguns ambientes decorados inspirados em seu estilo romântico e voltado para o rural. Eu acho uma graça e sua influência continua até os dias de hoje.

comedor coastal

salón coastal

Balmoral Chestnut Double Bookcase

Laura Ashley

Resultado de imagem para coleçao tecidos laura ashley

Tenho alguns livros de Laura Ashley sobre decoração, sobre uso das cores os quais pretendo fazer um post com mais tempo.

O que gosto nessa história é verificar que qualquer pessoa, quando se dedica com amor a algo que acredita, esse talento se desenvolve. Vejo A Laura Ashley um bom exemplo para isso.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referencias:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/wales/454434.stm

(http://www.nasentrelinhas.com.br/noticias/modalidades/522/laura-ashley-a-heroina-romantica).

http://www.lauraashley.com.br/sobre-a-empresa-laura-ashley.aspx

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email