logo-Blog MAri Calegari
USA – Museu da Coca-Cola em Atlanta

USA – Museu da Coca-Cola em Atlanta

Tempo de leitura 4 min.

Oi Gente

Para quem realmente me conhece sabe bem do que vou falar hoje não é mesmo? Pois é, a coca-cola me persegue há muitos anos, ou melhor, eu é quem vou de encontro a ela. Infelizmente, ela está comigo todos os dias. Adoro beber essa danada da coca-cola.

E, lógico, quando tive a oportunidade de estar na cidade de Atlanta, onde se encontra o Museu mundial da coca-cola, não tive dúvidas. Como já disse, gosto muito de visitar museus e imaginem esse então….

blog museu coca cola 03

O Museu da Coca Cola, em Atlanta, nos Estados Unidos, está localizado em uma praça enorme chamada de Pemberton Place. Esse nome é uma homenagem ao inventor da coca-cola John Pemberton.

Na mesma praça estão também o Georgia Aquarium, que é considerado um dos maiores do mundo, o Centro Nacional de Direitos Humanos e Civis, e o Centenário Parque Olímpico. A cidade é Atlanta, capital da Georgia, nos EUA.

O Museu da Coca-cola ficou em outro endereço durante 16 anos, após a sua inauguração em 1991. Esse museu que estou apresentando aqui, foi transferido para esse local em 2007.

blog museu coca-cola 05

O Museu recebe visitas o ano inteiro, oriundas de todos os lugares do mundo. Ele é muito procurado  por grupos de estudantes locais. Aqui estávamos em uma sala, onde uma guia fornece as explicações de como aproveitar a visita ao Museu, bem como dá uma introdução sobre a história da Coca-Cola.

O início da visita se dá no Lobby do Museu, onde são apresentadas grandes garrafas de Coca-cola feitas com diversos materiais diferentes, modelos que estão espalhados por vários países no mundo. Veja um exemplo da foto abaixo.

blog museu coca cola - 02

Logo em seguida, os visitantes passam por um Loft onde são exibidos as diversas imagens de como a coca-cola fazia sua publicidade deste 1896. Eu adoro esse colorido.

blog museu coca-cola 06

Nas paredes do Museu, você vai podendo visualizar as diferentes formas que a Coca-Cola se apresenta em cada país, os tipos de publicidade que ela executa. Durante essas visualizações,  me lembrei de algo interessante que ouvi de um professor de Marketing. Ele dizia que o único lugar onde  a Coca-Cola utilizou-se de outra cor na sua propaganda foi aqui no Brasil, no Festival de Parintins, a quatrocentos e vinte quilômetros de Manaus

blog museu da coca-cola 05

A festa se refere ao nosso folclore do Boi-Bumbá, no qual dois bois são rivais, o Garantido (cor vermelha) e o Caprichoso (azul). Para a coca-cola poder fazer sua propaganda ela teve que ceder e se colocar no lado do Caprichoso na cor azul e no lado do Garantido na sua cor normal vermelha.

blog museu coca-cola 10

No início, quando da invenção da Coca-Cola, era comercializada nas farmácias. A sua fórmula foi concebida  para ser utilizada como um tipo de remédio.

Ela foi inventada por John Pemberton, no final do século XIX, e era um remédio patenteado. Mas  o empresário Asa Griggs Candler comprou a fórmula por 2.300 dólares. Após essa aquisição, utilizando-se de todas as táticas da publicidade levou o produto a condição de bebidas (refrigerantes) para todo o mundo.

blog museu da coca cola 14

John Pemberton, criador da fórmula,  após retornar da Guerra Civil, queria fazer uma bebida que fosse boa como remédio para o estomago e ao mesmo tempo bem refrescante. Ele era médico e farmacêutico e descobriu essa fórmula com apenas 19 anos.

John_Pemberton

John Pemberton

blog museu coca-cola - 09

Mas não sei por qual razão, ele a vendeu por 2.300 dolares. É isso gente por 2.300 dólares a fórmula secreta até hoje da Coca-Cola foi vendida.

blog museu coca cola 11

O novo proprietário Candler foi o responsável para que a  Coca-Cola se expandisse, através da publicidade para todo o mundo, e se tornasse esse produto campeão de vendas.

A Sede Mundial da Companhia da Coca-Cola fica até hoje em Atlanta. O Museu recebe em torno de 1 milhão de visitantes por ano, se transformando em mais um ponto turístico da cidade.

blog museu da coca-cola 12

Onde está guardada a fórmula da Coca-Cola?

Agora vamos passar para a parte mais procurada no Museu, é o que todos se perguntam. Afinal, onde fica guardada essa fórmula?

Antigamente, segundo informações lá no museu, a fórmula era guardada no Banco e hoje se encontra dentro do Museu. (Tenho minhas dúvidas, a respeito disso). Mas vamos lá.

blog museu coca-cola 08

Esse é o local onde está guardado a fórmula. A porta fica aberta para mostrar o tamanho do lugar com muita segurança ela é toda de aço.

blog museu da coca-cola 17

Ao final da visita,  chegamos a uma sala bem grande  aonde estão colocados para degustação bebidas da coca-cola em todos os seus pontos de distribuição.

Tem refrigerante de todo sabor. Interessante que de acordo com o país, as bebidas e sabores vão sendo diferentes.

museu da coca cola

E na saída, como na maioria dos museus, há uma loja com uma variedade enorme de produtos e lembranças com a marca da coca-cola, desde chaveiros, canetas, canecas, bolsas até roupas, etc…

foto da loja de souvenirs

blog museu coca-cola eua

Chegamos ao final de mais uma visita ao Museu. Apesar da foto não estar muito boa, estou bem satisfeita e realizada em conhecer um pouco mais sobre essa bebida que é minha companheira há muitos anos. Sei bem que refrigerante não é nada saudável, mas sei também que não sou perfeita.

Lógico que ela tem me dado uns quilinhos a mais. Mas, não posso negar que me dá muito prazer também, principalmente no verão.

Voltei aqui para deixar mais umas dicas de Museus que visitei nos Estados Unidos, em outras oportunidades. Fique a vontade para dar uma olhadinha:

EUA – Cambridge e o Harvard Semitic Museum

EUA – Museu Submarino Soviético em San Diego

USA – Visita a Custom House Museu Marítimo de Newburyport

Boston – Vale a pena visitar o Museu de Belas Artes?

Ferryboat Berkeley de 1898 – Museu Marítimo de San Diego

USA – Museu de Johnny Cash em Nashville

USA – Museu do Navio Star of India em San Diego

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email