logo-Blog MAri Calegari

1961 – Que ano foi esse?

Tempo de leitura 5 min.

Oi Gente 

Resolvi fazer esse post aqui hoje, me baseando em um livro bem legal que comprei nos EUA. Tem para todos os anos. É uma coletânea do que estava acontecendo no ano de meu nascimento.  

Achei hiper legal a ideia. Acabei comprando um de 1957, para o marido e um para a minha data. Mas lógico o livro retrata todos os acontecimentos da época de lá e algumas manchetes do mundo.

Daí me deu vontade de dar uma pesquisada e ver o que se passava por aqui, no nosso Brasil, durante esse ano. O ano do meu nascimento e de muitos amigos (as) também. Saiba um pouco por aqui…

Estou iniciando um projeto aqui no Blog de saber um pouco sobre cada ano, desde meu nascimento, por entender hoje que o que acontece ao nosso redor, enquanto fomos desenvolvendo, tem muita influência nos adultos que somos hoje.

1961 – Que Ano foi Esse?

Notícias Internacionais

1 – Kennedy assume a presidência dos Estados Unidos. Foi 35 presidente e o primeiro presidente católico. Tinha apenas 44 anos e era casado com Jacqueline, referência de beleza em sua época. Kennedy morreu assassinado no dia 22 de novembro de 1963.

bart lancaster

oTTo_Watson

2- Liz Taylor, Doris Day, John Wayne- eram os favoritos no cinema. O Oscar foi para Burt Lancaster e Elizabeth Taylor. Melhor filme: O apartamento.

Nasceu em 02/11-1913 – e faleceu em 20/10/94 – 81 anos                                                                                                    Nasceu em 27/02/32 e faleceu em 23/03/2011 – 79 anos

28-2

Olha aqui a Miss Taylor nos jornais do Brasil. E o Elvis Presley retornando do exército para se dedicar a música.

construção do muro de berlim

dolar dispara

3 – Na Alemanha acontecia a divisão dela em duas, Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. A construção do Muro de Berlim foi realizada durante uma única noite com supervisão dos guardas alemães . Isso foi no dia 13 de agosto de 1961.

Por aqui os jornais falavam das grades de Berlim. E o que mais me chamou a atenção nesse recorte de jornal abaixo (não está muito legível) mais o que está escrito: Crise faz o dólar disparar. (Até dei risada aqui gente, porque já nasci no ano de crise e elas me perseguem por toda a minha vida…) São só 53 anos.

Gagarin_in_SwedenYuri Gagarin – foto da wikipedia

4-  Ocorre a primeira missão soviética e o coronel Yuri Alekseye vich Gagarin ficou conhecido como o primeiro homem a ir ao espaço e completar a órbita terrestre.

astronauta em 1961

5- O  astronauta norte-americano Allan Shepard, em uma cápsula Freedom-7, faz o seu primeiro vôo orbital.

6 – Cuba se torna a primeira Republica socialista da América Latina e os Estados Unidos corta as relações diplomáticas com Fidel Castro.

PX 96-33:12 03 June 1961 President Kennedy meets with Chairman Khrushchev at the U. S. Embassy residence, Vienna. U. S. Dept. of State photograph in the John Fitzgerald Kennedy Library, Boston.PX 96-33:12 03 June 1961 President Kennedy meets with Chairman Khrushchev at the U. S. Embassy residence, Vienna. U. S. Dept. of State photograph in the John Fitzgerald Kennedy Library, Boston.

7 – Em Viena os presidentes dos Estados Unidos John Kennedy se encontra com o presidente da União Soviética Nikita Khruschev;

8 – Em Londres se cria a Anistia Internacional com o objetivo de defender os presos políticos, religiosos, étnicos, raciais e ideológicos.

Vassily-KandinskyKandinsky, 1961

Nas Artes:   Kandinsky, Klee, Kokoschka, Grosz, Feininger e Beckmann, eram representados na Mostra de Arte Expressionista em Pasadena.

Notícias no Brasil

 Enquanto isso aqui no Brasil, já se falava em crise.

1 –  Jânio Quadros, que governou somente por 07 meses, renuncia. A população do Brasil era de 74.988.037 habitantes.

1961 – Renúncia de Jânio Quadros – nasceu em 1917 e morreu em 1993 – 76 anos.

A filha de Jânio fala dele como pai, e algumas pessoas que conviveram com ele fala a respeito do mesmo. Foi ele quem proibiu as brigas de Galo e as corridas de cavalo durante a semana  e tinha um medo incrível de voar, muitas vezes era medicado para isso e, segundo depoimentos, Janio tomava 1 cerveja no almoço todos os dias. Ele tinha algumas crises de choro, mas foi um presidente que arrastava muitos eleitores.

2 – Guimarães Rosa recebe o Premio Machado de Assis.

Guimarães Rosa, filho de comerciantes, era mineiro e foi um contista, romancista, poeta e médico e nesse ano de 1961, recebeu o premio Machado de Assim, um dos mais importantes na área da literatura.

3 – Algumas notícias que eram destaques nos jornais, que encontrei no site do professor: http://professor-josimar.blogspot.com.br/2011/08/o-brasil-em-agosto-de-1961-parte-i.html


27-2

rebeliao em sao paulo

Olhem ai mais uma manchete dos jornais aqui do Brasil. Vocês concordam comigo que muitas coisas continuam,  e se repetem até hoje?

4 – Nesse ano, o salário da grande maioria do povo era a  metade do valor de um aluguel de um quitinete.

O Salário mínimo criado por Getúlio Vargas em 1940, quando a grande maioria da população brasileira, em torno de 40.000.000 milhões ainda viviam no campo.

Em 1961, o salário mínimo era Cr$ 13.440,00. A inflação estava em 25% e houve o corte de três zeros na nossa moeda, onde 1 cruzeiro valia 1000 reis. Esse valor significava a metade do preço de um aluguel de um quitinete.

5- O Brasil tinha 130 mil carros e foi o  lançamento do fusca, com alguns diferenciais.

Fusca, Kanduxo & Musica: Fusca 1961: Propaganda da evolução

O fusca, a partir de 1950, começou a ser importado para o Brasil.

Em janeiro de 1959, foi produzido no Brasil o primeiro fusca brasileiro.

Em 1961, ele ganhava novo cambio e também aquela alça de segurança para o passageiro.

6- Era um Brasil que sonhava em branco e preto ainda. Nem se pensava em televisão colorida. 

1961 RCA CTC-11 TV | Tv, Televisão, Tvs

A Televisão chegou ao Brasil em 1950 e por muito tempo era luxo se ter uma televisão, estava mais nas classes favorecidas ficando o radio como o canal de comunicação maior no país.

Em 1961, a novela que estava passando para os poucos privilegiados que tinham Tv era a Muralha, exibido pela Tv Cultura. Foi a primeira Telenovela dessa emissora. https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Muralha_(1961)

7 – Em 07 de setembro do mesmo ano, João Goulart toma posse, conhecido por Jango.Jango

João Belchior Marquer Goulart, gaúcho de São Borja, foi o 24 presidente do Brasil.

Após a renuncia de Janio Quadros, Jango assume a presidência do Brasil no dia 08 de setembro de 1961 onde ficará até 31 de março de 1964, quando os militares assumem o poder em nosso país.

Os Sucessos Musicais

Musicas da época: Stand by Me, gravada em 1961. Estou começando a entender o por quê de gostar tanto dessa música. Minha mãe me fala que ouvia muito rádio, na época tinha apenas 22 anos.

No Brasil o Palhaço Carequinha gravava seu disco para as crianças.

Para se ter uma ideia de algumas músicas da época.

No Brasil o que se tocava nos radios?

Teixeirinha = Coração de Luto e muitos outros sucessos.

Eduardo ARaújo = Maringá

http://www.musicastoria.com/rock-brasil-musica-jovem-brasileira-desde-1954-veja-e-ou%C3%A7a/a12/

E quanto a Moda?

moda año 1961_Lamina1

moda em 1961

http://www.vogue.it/en/encyclo/fashion/t/the-black-suit

fotos moda ano 61

A publicação nos jornais das tendências da moda.  Não sou dessa área, mas acredito que toda a influência da nossa moda era importada, principalmente da Europa.

As fotos da moda de 1961, sinceramente eu curto, me parecia que as mulheres eram mais elegantes, explorando a feminilidade.

Enfim, gostei de fazer esse post, pois essa pesquisa aqui me remeteu ao ano de 1961, só imaginando como eram as coisas, até porque eu estava apenas chegando nesse mundo.

Hello! está chegando por aqui mais uma brasileira e o que me divertiu foi verificar que a história, pelo menos por aqui no Brasil, ela dá um passo pra frente e alguns para trás. Tem notícias dessa época, que são idênticas as nossas de hoje.

E você também é dessa época?

Voltei por aqui, para atualizar esse post, pois caso você queira saber mais sobre outros anos, que fui aos poucos pesquisando, e aproveito para te convidar a dar uma olhadinha:

1962 – 10 melhores manchetes do Brasil e do Exterior

1963 – Você já havia nascido?

1964 – Que ano foi esse?

1965 – Manchetes importantes desse ano

1966 – Que ano foi esse?

1967 – As melhores manchetes do Brasil e do Exterior

1968 – As melhores manchetes do Brasil e do Exterior

1969 – As 10 melhores manchetes do Brasil e do Exterior

1970 – As 10 melhores manchetes do Brasil e do exterior

1971-10 melhores manchetes do Brasil e do Exterior

Se você preferir ver e escutar em vídeo, comecei um canal no youtube e o vídeo abaixo tem algo a mais por lá. ok?

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

14 respostas

  1. Olá!
    Sabe como te achei? Porque resolvi fazer a mesma coisa que vc fez, de 1961 até hoje, no mundo, no Brasil e em Sorocaba onde moro. Peço licença para copiar algumas de sua informações. No meu caso, pretendo fazer algo mais sucinto, mas no mesmo esquema. Amei!!!!
    Encontrei quase tudo o que vc encontrou. Muito legai essa “conexão”…rs
    Um grande abraço
    Vera

  2. Oi Mari! Eu amei o seu blog. Nasci neste ano e estava muito curiosa para saber dos acontecimentos, do Brasil e do mundo. Achei que aconteceram fatos importantes e decisivos para nossa história! Obrigada por sua rica pesquisa! Um beijo! Saúde!! ????

    1. Olá Elisabete

      Seja bem vinda por aqui. Acho que fomos privilegiadas em ter nascido nessa época dos anos sessenta. Apesar de todas as transformações que tivemos que ir adaptando, era uma época de mais respeito, limites e organização, onde os papéis e funções eram mais definidas.
      Obrigada.
      Um bjoo e vamos nos cuidar para curtir os próximos anos desafiadores e viver o melhor de cada idade.

  3. Cara Mari, que bacana seu blog, seus posts, sua vitalidade, suas memorias e pesquisas. Sou de 61 e cheguei aqui pq estou organizando, com meus primos, uma homenagem a uma de nós, Rosana que foi diagnosticada com ELA, doença grave degenerativa. Nós somos de Franca e Ribeirão Preto e ela mora em Novo Hamburgo e estou organizando fotos nossas e brinquedos daquela época. Muitas fotos estou usando do seu blog. Vc se lembra de um brinquedo chamado Rita Pavoni? Era uma bola de isopor presa a um fio grosso (amarelo acho) que a gente colocava no tornozelo e tinha que pular com a outra perna/pé rsrsrs. Me identifiquei com muita coisa bacana aqui: os acontecimentos dos anos, brinquedos, mitologia, história da psicanálise, carros antigos. Muito obrigada e Parabéns. Vou voltar com certeza. E se souber deste brinquedo Rita Pavoni, me conta. Um abraço

    1. Olá Sandra

      Seja bem vinda por aqui. Que legal fazer essa homenagem.Que momentos lindos esses em família. Com certeza muita emoção e saudades. Acho interessante a gente ter um canto nas redes sociais para nossa idade.
      Quanto ao brinquedo, esse eu não conheci, infelizmente.
      É isso aí, diante dos acasos da vida, amar é fazer o que é preciso. Que legal essa iniciativa de vocês.
      Boa homenagem.
      Um beijoo

  4. Olá, estava fazendo uma pesquisa sobre os fatos importantes do ano de meu nascimento e encontrei teu blog. Muito bom, me trouxe muitas informações preciosas. Um abraço.

    1. Olá Albertina

      Seja bem vinda por aqui. Que legal que gostou. Somos do mesmo ano então. Aproveite para ver os proximos anos aqui no blog para saber, também, o que acontecia durante sua infancia.

      Um beijo

  5. Sim Mari, eu nasci em 1961, no mês de Setembro, dia 23, o primeiro dia do começo da Primavera. Os anos 60 foram espetaculares e fundamentais para a história atual do nosso mundo. Apesar da época truculenta aqui no Brasil, tive uma educação maravilhosa e fiz muitos amigos eternos. Obrigado, pela sua brilhante pesquisa. Um grande abraço e meus parabéns! – M.S.C.

    1. Olá Marcos

      Seja bem vindo por aqui. Acredito que somos privilegiados com a época do nosso nascimento. Afinal, acompanhamos todas as transformações e, na medida do possível, fomos nos adaptando. Adoro pertencer a essa geração.
      Obrigada.
      Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email